você está em:

 


Tags     0 comentário

Especial Carlos Marighella

publicado em 01/11/2012

 

Militante histórico tornado símbolo da luta contra a ditadura militar, Carlos Marighella foi perseguido e morto pelos agentes da repressão em 04 de novembro de 1969, em São Paulo. A Fundação Perseu Abramo celebra sua memória resgatando no acervo artigos, livros e depoimentos de seus companheiros/as de luta.

No especial "40 anos sem Marighella", ensaios de Alípio Freire e Emiliano José, além de entrevistas com Clara Charf, Jacob Gorender e Aldo Lins e Silva. Outro destaque é o livro "A Imagem e o Gesto", de Vladimir Sacchetta, Marcia Camargos e Gilberto Maringoni, fotobiografia publicada pela Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) em 1999.

Na Biblioteca Digital da Fundação Perseu Abramo, pode ser baixada gratuitamente a obra literária "Versões e Ficções - o Sequestro da História" (também publicada pela EFPA), com artigos de diversos/as autores/as sobre o regime de exceção e a resistência à ditadura militar. E os cem anos de seu nascimento são o tema do texto "Centenário de Marighella", de Emiliano José.

 

 





 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910