você está em:

 


 

Ações do Centro Sérgio Buarque de Holanda em 2010

publicado em 17/12/2010

Além da permanente atividade de atendimento ao público externo e interno e a pesquisadores, da ininterrupta recepção e organização da documentação oriunda das correntes políticas que deram origem ao Partido dos Trabalhadores, bem como do próprio Diretório Nacional do PT, o Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo (CSBH-FPA) produziu e realizou inúmeras atividades relacionadas ao debate sobre a esquerda brasileira e ao Partido dos Trabalhadores.

EVENTOS
Ciclo "A Propósito" - foram realizados dois debates: o primeiro, em 27/04/2010, foi o relato da equipe do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (NOP) - Janete Alves Moura, Vilma Bokany e Rita Dias - sobre a viagem à Reserva Raposa Serra do Sol para o trabalho de campo da pesquisa Indígenas no Brasil, que está sendo realizada pela FPA em parceria com a Instituto Rosa Luxemburgo. O segundo evento, em 14/09/2010, reuniu Marcelo Ridenti (professor de Sociologia da UNICAMP e pesquisador do CNPq) e Ricardo de Azevedo (sociólogo e ex-presidente da Fundação Perseu Abramo) para o debate “Esquerdas Brasileiras: Ação Popular”, e foi transmitido ao vivo pela TVPT e por Tweetcam.

EXPOSIÇÃO
Como resultado de pesquisa efetuada em seu acervo e de outras instituições, que levantou 2.275 itens, o CSBH-FPA organizou a exposição PT 30 ANOS CARTAZES. Apresentada durante o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores, ocorrido em Brasília, em fevereiro de 2010, a exposição traça uma história do PT ao longo de suas três décadas de existência em 64 “banners”, que reúnem  156 cartazes e mais 25 itens iconográficos, num total de 181 imagens. Após o 4º Congresso o portal da FPA disponibilizou uma versão digital da exposição em .pdf aos interessados, o que permitiu que ela fosse impressa e circulasse pelo país, de Norte a Sul, nos diretórios estaduais e municipais do partido.

HISTÓRIA ORAL DO PT
Com vistas à conclusão da primeira fase do projeto de História Oral do Partido dos Trabalhadores, e à publicação do 2º volume de Muitos caminhos, uma estrela: Memórias de militantes do PT, foi realizada entrevista, pelos professores Marieta de Moraes Ferreira e Alexandre Fortes, com a deputada Luiza Erundina. No início de 2011 será realizada entrevista com o senador Jorge Viana, o que encerrará este projeto conjunto da FPA com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

PUBLICAÇÕES
PERSEU – No ano de 2010 foram publicados os números 4 e 5 de PERSEU: História e Política. Na edição nº 4 (fev/2010), o dossiê tratou do tema “Mundos do Trabalho: Permanências e Rupturas”. A edição nº 5 (set/2010), teve como dossiê o tema “Rebeliões: Motim e Negociação” e contou com dois lançamentos: 1) I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global/V Jornada Nacional de História do Trabalho, ambos promovidos pelo Grupo de Trabalho “Mundo do Trabalho” da Associação Nacional de História (ANPUH) e ocorridos de 25 a 28/10, em Florianópolis, e 2) em 22/11, livraria Expressão Popular (SP), data em que se completavam 100 anos da Revolta da Chibata. Neste evento compareceram os autores Álvaro Pereira do Nascimento (professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Anderson da Silva Almeida (doutorando em História Social da Universidade Federal Fluminense). Na ocasião, também estiveram presentes dois dos participantes do levante de 1964, o editor José Xavier Cortez e Luiz Cachoeira da Silva, que contribuíram ainda mais com depoimentos e comentários nas questões debatidas pelos autores.

Em maio de 2010, foi lançado o edital público de chamada de artigos para o número 6 de Perseu, que tem como tema “República, trabalhadores e direitos sociais na América Latina”. O edital teve como significativa resposta o envio de 31 artigos apresentados e, também, 6 resenhas,  totalizando 37 contribuições.

CSBH EM NOTAS - as edições de 23 a 30 do informativo do CSBH-FPA circulou de janeiro a dezembro de 2010. O boletim é voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores. 

GUIA – A versão em papel do GUIA DO ACERVO do CSBH-FPA foi distribuída pela FPA ao longo do ano de 2010 aos arquivos públicos estaduais e municipais, às bibliotecas de universidades públicas, às instituições congêneres e às instâncias do Partido dos Trabalhadores. Foi colocada à disposição dos pesquisadores e público em geral uma versão eletrônica do GUIA DO ACERVO, em .pdf.

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910