você está em:

 


 

Livro "Sérgio Buarque de Holanda - Escritos coligidos" é lançado com debate

publicado em 19/04/2011

Por Comunicação FPA
Por: 
Comunicação FPA

Aconteceu no dia 18/4, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo, a primeira atividade de lançamento da obra Sérgio Buarque de Holanda - Escritos coligidos, publicada em dois volumes e em coedição pelas Editoras da Fundação Perseu Abramo e Unesp.

O trabalho, que reúne 146 textos de Sérgio Buarque, é organizado por Marcos Costa, mestre e doutor em História pela Unesp, e dá conta de meio século de produção literária do grande intelectual brasileiro.

O debate, promovido pelo caderno "Sabático" do jornal O Estado de São Paulo, contou com a mediação do professor Francisco Foot Hardman e a participação de Antonio Arnoni Prado, Sérgio Miceli e Robert Wegner.

A obra e seu organizador receberam elogios dos debatedores, que destacaram a riqueza na garimpagem dos textos e o cuidado na tradução de escritos originamente produzidos em alemão. As multifacetas de Buarque de Holanda, precocemente ocupado com a interpretação de seu país e seu mundo, foram motivo de entusiasmo.

Para os estudiosos, os textos da coletânea trazem à luz os caminhos percorridos por Sérgio Buarque de Holanda para a produção de clássicos como Raízes do Brasil, Caminhos e Fronteiras, Visões do Paraíso e Monções. Autor vibrante, Buarque de Holanda navegou pelas águas da crítica literária, das artes, da história e da política. Um intelectual que viveu seu tempo com intensidade e contribuiu para a formação do pensamento brasileiro.

O mediador Foot Hardman lembrou, no início dos trabalhos, outro livro organizado por Marcos Costa e publicado em 2004 pela Editora Fundação Perseu Abramo, intitulado Para uma nova História - Textos de Sérgio Buarque de Holanda, prefaciado pelo amigo e militante Antonio Candido.

Entre os presentes na plateia, o geógrafo e professor Aziz Ab'Saber, com quem Sérgio Buarque também compartilhou grande parte do século XX.

Saiba mais

- Sérgio Buarque de Holanda - Escritos coligidos pode ser adquirido na loja virtual da Editora Fundação Perseu Abramo

 

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910