você está em:

 


 

Saturnino Braga: O Conselho Curador é amplo, efetivo, devotado e atuante

publicado em 15/08/2011

Por Roberto Saturnino Braga
Por: 
Roberto Saturnino Braga

mÉ relativamente recente na política brasileira essa criação admirável, que foi o conjunto das fundações político-partidárias que procuram dar sustentação ideológica, teórica e científica às ações dos nossos partidos políticos. A Fundação Perseu Abramo está completando quinze anos; para mim, com 60 anos de vida política, é uma novidade: interessante e cada vez mais auspiciosa.

A política é uma atividade eminentemente prática, essencialmente pragmática, que busca resultados concretos, quase imediatos. Ela requer, entretanto, uma fundamentação filosófica que dê sentido à linha de ação que desenvolve a longo prazo. Existe, sim, o pragmatismo puro na política, mas até este tem no fundo um conteúdo ideológico, só que enrustido, ou não consciente.

Análises e pesquisas sociais, de caráter científico e de sensibilidade política, das realidades brasileira e mundial; formação de cultura política, histórica e filosófica; debates e interpretações da conjuntura; fundamentações e proposições de linhas de atuação do partido; produção e editoração de textos políticos e filosóficos importantes; tudo isso é objeto de ocupação e cuidado da Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores. Não conheço de perto o funcionamento recente das fundações congêneres dos outros partidos brasileiros; acho que são todas respeitáveis e não vou fazer juízos levianos sobre elas. Só uma comparação posso fazer e faço com segurança: duvido que tenham um Conselho Curador tão amplo, efetivo, devotado e atuante quanto o da Perseu Abramo.

E essa é uma característica decisiva para a representatividade da Fundação em relação ao Partido, e para a riqueza e a criatividade do seu trabalho de alimentação da atuação partidária, em permanente diálogo com a direção e as bancadas do Partido. Claro que isso tem tudo a ver com a própria natureza do PT, com certeza bem mais democrática internamente do que qualquer outro dos partidos brasileiros. Mas é, de fato, uma condição absolutamente necessária à boa qualidade da colaboração da Fundação.

E como tenho aprendido nesse Conselho, depois de velho! Pela inteligência, pela cultura e pela diversidade das pessoas que encontro em cada reunião; diversidade regional e diversidade profissional e cultural, tão interessante. Pelo bom humor, também, essa coisa bem brasileira, e pela seriedade das reuniões que duram um dia inteiro de dedicação. Que prazer humano tenho encontrado nessa convivência. Eu, que não gosto de avião e tomei horror a aeroporto, viajo alegremente do Rio para São Paulo, pensando a cada vez: como é bom ser membro do Conselho Curador da Perseu.

*Roberto Saturnino Braga, ex-senador (PT/RJ), membro do Conselho Curador da FPA e autor de O curso das idéias: A história do pensamento político no Brasil e no Mundo, publicado pela EFPA.

 

 

Leia também:

- A Fundação Perseu Abramo completa 15 anos, por Zilah W. Abramo

- FPA 15 anos: “Uma Fundação para valer", por Ricardo de Azevedo

- FPA 15 anos: "O PT tem orgulho da Fundação Perseu Abramo", por Zé Dirceu

- FPA 15 anos: A Fundação Perseu Abramo e a memória do PT, por Marco Aurélio Garcia

- FPA 15 anos: "Grandes debates surgem da reflexão na Perseu Abramo", por Paulo Teixeira

- FPA 15 anos: "A missão da Fundação está, cada vez mais, na ordem do dia", por Markus Sokol

- FPA 15 anos: "A Fundação é um elemento decisivo para nossa continuidade enquanto projeto político-partidário", por Raul Pont

- FPA 15 anos: "Estamos dispostos a continuar com essa colaboração porque vemos na Fundação muita seriedade", por Danilo Santos de Miranda - SESC/SP

- FPA 15 anos: "O forte elo entre o PT e a Fundação é inseparável desde o primeiro momento", por Flavio Koutzii

- FPA 15 anos: Fundação, parceira fundamental no debate sobre a Amazônia, por Marco Antonio Pereira de Oliveira

- FPA 15 anos: Traçando novos desafios para a Fundação, por Rui Falcão

- FPA 15 anos: Fundação pode ajudar no debate sobre a transição ao socialismo, por Bruno Maranhão

 


- FPA 15 anos: Fórum de estudos e discussões voltado para a transformação social, por Walnice Nogueira Galvão

- FPA 15 anos: Dialogar com a intelectualidade democrática e socialista, a grande missão da FPA, por Valter Pomar

- FPA 15 anos: Papel fundamental na formação política da militância, por Marcelo Santa Cruz

- FPA 15 anos: Precisamos fortalecer cada vez mais a Fundação Perseu Abramo, por Benedita da Silva

- FPA 15 anos: Competência na formação de quadros, por Marcio Pochmann

- FPA 15 anos: Pessoalmente eu me sentia parte de uma tarefa que contribui de fato para realizar ideais, por Antonio Candido

- FPA 15 anos: Referência para a juventude, por Severine Macedo

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910