você está em:

 


 

Exposição de Charges - PT traço a traço

publicado em 28/09/2011

Várias personalidades mundiais tiveram suas trajetórias registradas por meio da caricatura. Uma das mais populares foi a biografia desenhada de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro inglês, publicada em 1956. Entre nós há o notável álbum "Rui e a caricatura", de Herman Lima, editado em 1949, que registra a vida política de Rui Barbosa de 1870 até sua morte em 1923. Os pontos de vista expressos em trabalhos deste tipo são, invariavelmente, laudatórios à imagem do biografado.

Esta exposição propõe algo diverso: mostrar, por meio do traço de 29 dos melhores chargistas brasileiros, a biografia de uma instituição coletiva, o Partido dos Trabalhadores, que neste 2000 completa 20 anos de idade. São desenhos publicados em jornais e revistas ao longo deste tempo, que acabam refletindo um pedaço da própria história do Brasil. E aqui há uma diferença das outras biografias mencionadas: os pontos de vista nem sempre são simpáticos ao partido.

Não importa. Pois é da unidade na diversidade que nasce a força do PT, um partido que tem seus objetivos definidos levando sempre em conta o caráter plural de sua militância e da própria sociedade brasileira.

Trata-se da primeira etapa (e do primeiro resultado concreto) de uma pesquisa que pretende abranger gradativamente as várias regiões do país e outras dimensões, menos focalizadas pela mídia, da presença do PT na sociedade (por exemplo: a postura do partido diante das questões de raça, de gênero, de sexualidade, sua vertente ambientalista, sua relação com a juventude, com o mundo intelectual e artístico, entre outras).

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910