você está em:

 


 

Hamilton Pereira: Vínculos entre o PT, os movimentos populares e as universidades

publicado em 09/12/2011

Por Hamilton Pereira
Por: 
Hamilton Pereira

 

"A Fundação foi criada em 1996, e ao criá-la o PT definiu qual seria o escopo, a moldura da sua atuação. A Fundação Perseu Abramo,sem sombra de dúvida, é uma das mais significativas realizações do Partido dos Trabalhadores a prestar um serviço na formação da militância e ao organizar a memória dos movimentos sociais que nos deram raiz.
A Fundação Perseu Abramo se consolidou, por meio dos seus projetos, das suas iniciativas que se consolidaram na Editora, na Revista Teoria e Debate, no Centro de Memória Sérgio Buarque de Hollanda, no programa de Cultura Política e no Núcleo de Pesquisa de Opinião Pública, com um conjunto de instrumentos que ofereceu ao Partido dos Trabalhadores a possibilidade de organizar do ponto de vista da formulação a sua intervenção na sociedade. Ao mesmo tempo, a Fundação estabelece, pelas suas atividades,o vínculo necessário entre o Partido dos Trabalhadores, como entidade que organiza programaticamente as lutas dos segmentos populares no Brasil e a formulação do pensamento político que ocorre dentro dos centros de ensino, pesquisa, universidades etc.
Portanto, a Fundação, aos 15 anos, se consolida, seguramente, como a mais sólida fundação partidária que existe no Brasil. E tem uma enorme perspectiva pela frente, na medida que chama para si o trabalho de realizar a tarefa de formação da militância do Partido dos Trabalhadores, contribuindo decisivamente para organizar a Escola Nacional de Formação Política.
Por fim, eu queria concluir que do ponto de vista pessoal, para mim foi uma das experiências mais significativas da minha militância. Hoje a gente pode se orgulhar da Fundação que temos, da Fundação que construímos em diálogo permanente com o Partido e oferecendo uma qualidade de ação, de iniciativas, de seminários, de produtos e de livros cada vez melhor para qualificar a militância do partido e dos movimentos sociais que enfrentam o árduo percusso de construção da democracia no país. "

 

Hamilton Pereira – Secretário de Cultura do DF e ex-presidente da Fundação Perseu Abramo

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910