você está em:

 


 

Luiz Dulci: o governo Lula rompeu com mitos do neoliberalismo

publicado em 12/03/2013

Por Comunicação FPA
Por: 
Comunicação FPA

Foi realizado na noite desta segunda-feira (11/03) o lançamento do livro “Um salto para o futuro – Como o governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento” de Luiz Dulci, ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula, em São Paulo. O encontro com amigos e colaboradores, como destacou o autor, foi transmitida pela internet pela TV Linha Direta. No evento, foram vendidos 158 livros. 

O livro,  publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo,  integra uma série de estudos e análises sobre os governos Lula e Dilma e as consequentes transformações sociais e econômicas do Brasil na última década. Marcio Pochmann, presidente da Fundação, iniciou o ato de lançamento destacando que ao todo serão 70 publicações que buscam interpretar a experiência exitosa do país, que virou referência internacional.

Dulci enfatizou que o livro é enxuto e apresenta uma narrativa analítica das mudanças promovidas pelo ex-presidente Lula e sua equipe em várias setores da realidade brasileira. E como ex-ministro, apresenta uma visão “de dentro” das decisões políticas que distinguem o projeto democrático popular do governo petista dos projetos de seus antecessores, marcadamente neoliberais. Segundo Dulci, dicotomias como crescimento ou inflação, expansão do mercado interno ou exportação, desenvolvimento regional ou desenvolvimento da economia de ponta foram vencidas e não foi dada continuidade à ortodoxia praticada pelos governos de Fernando Henrique Cardoso. “Demos conta dos problemas reais e não dos problemas imaginários dos dogmas neoliberais”, destacou ainda.

Um salto para o futuro não é uma leitura para especialistas, segundo o autor. É um livro para militantes dos movimentos populares, dos sindicatos, dos partidos aliados e do PT, que poderá estimular outras reflexões e estudos sobre as políticas dos governos Lula e Dilma. Entre os presentes estavam o ex-ministro Samuel Pinheiro Guimarães e a ex-ministra Márcia Lopes, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo, diretores e diretoras da Fundação Perseu Abramo, dirigentes e parlamentares do PT e dos movimentos populares.

Rui Falcão destacou que o livro de Luiz Dulci é importante para registrar a marca dos 10 anos de governo do PT que resgatou a auto-estima do povo brasileiro. E Zilah Abramo destacou a presença ativa de Dulci na história da Fundação Perseu Abramo e na sua própria história.

(Foto: Roberto Parizotti/Acervo FPA)

Veja a galeria de fotos

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910