você está em:

 


Detalhes do Livro

Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT - Vol. 1
Autores: FERREIRA, Marieta de Moraes e FORTES, Alexandre (orgs.)
Sinopse:

A  obra traça um panorama da história da esquerda brasileira e do PT nas memórias de Antonio Candido, Manoel da Conceição, Djalma Bom, Paulo Rocha, Avelino Ganzer, Raul Pont, Hamilton Pereira, Benedita da Silva, Irma Passoni e Luiz Dulci, Apolonio de Carvalho e Olívio Dutra. O volume, primeiro de uma trilogia, é organizado por Alexandre Fortes e Marieta de Moraes Ferreira.

Capa: 
Editora: 
Editora Fundação Perseu Abramo
ISBN/ISSN: 
2147483647
Páginas: 
448
Ano: 
2008
Edição: 
1
Língua: 
Portuguesa
Peso: 
1040
Autores: 
FERREIRA, Marieta de Moraes e FORTES, Alexandre (orgs.)
Sinopse: 

A  obra traça um panorama da história da esquerda brasileira e do PT nas memórias de Antonio Candido, Manoel da Conceição, Djalma Bom, Paulo Rocha, Avelino Ganzer, Raul Pont, Hamilton Pereira, Benedita da Silva, Irma Passoni e Luiz Dulci, Apolonio de Carvalho e Olívio Dutra. O volume, primeiro de uma trilogia, é organizado por Alexandre Fortes e Marieta de Moraes Ferreira.

 

CLIQUE PARA COMPRAR

Apresentação
Quando foi criada em 1996, uma das tarefas atribuídas à Fundação Perseu Abramo foi a da organização dos arquivos e da memória do Partido dos Trabalhadores. A dimensão do esforço era enorme, pois o PT já existia havia dezesseis anos e até então não tinha nenhuma estrutura encarregada dessa função. Eram caixas e caixas acumuladas sem nenhuma organização no porão da sede do partido, na rua Conselheiro Nébias, no centro de São Paulo. Montada nossa primeira equipe de trabalho, mangas arregaçadas, demos início à abertura das caixas, num processo interminável, pois se trata de uma instituição viva que cotidianamente produz novos documentos. Avançamos bastante naquele período, e hoje podemos dizer que, ainda que reste muito por fazer, a situação está sob controle, e boa parte do material documental, catalogado e à disposição dos interessados em nossa sede.

Ao longo dos anos, o projeto Memória cresceu e ganhou outra dimensão, passando a se chamar Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política. Mas desde o início, e por muita insistência do primeiro coordenador do projeto, o professor Marco Aurélio Garcia, tínhamos a clareza de que não se tratava apenas de um trabalho de arquivo e catalogação de documentos. A memória viva de uma instituição percorre também uma série de outras dimensões, como a memória iconográfica e a oral.

Assim, um dos projetos que vem sendo desenvolvido pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda diz respeito a este último aspecto, a memória oral. Trata-se de recuperar uma importante dimensão: a história como foi vivida e como é evocada na memória de seus protagonistas.

Muitos caminhos, uma estrela − memórias de militantes do PT oferece pela primeira vez ao público uma parte desse trabalho. Nossa concepção é de que esse projeto não deve se limitar apenas às grandes figuras de projeção nacional, já que a história é também construída por milhares de militantes, muitas vezes anônimos, que se dedicaram à construção de uma nova proposta política. Muitos, inclusive, deram sua vida a esta causa. Mas optamos por começar pelos líderes que tiveram um protagonismo central na fundação do Partido.

Não foi tarefa fácil organizar a lista de pessoas a serem entrevistadas. Elaboramos uma lista com cinqüenta nomes, buscando abranger todos os setores representados no momento fundacional e todas as regiões do país. Entre estes, já foram realizadas mais de vinte entrevistas. Daí decorreu um segundo problema: impossível publicar todas as entrevistas num mesmo volume. Depois de muita conversa, chegamos à lista dos doze nomes que figuram neste primeiro volume. As outras entrevistas serão divididas em dois outros volumes a ser lançados pela Fundação Perseu Abramo. Procuramos ainda contemplar as diversidades de origem social, de gênero e de raça, as distintas vertentes políticas que vieram a compor o PT e a representação das várias regiões do país. No entanto, como em toda lista, sempre haverá ausências a serem cobradas. Duas lacunas são evidentes neste primeiro volume: a da principal figura da fundação do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja entrevista ainda não foi realizada devido a seus problemas de agenda; e a de José Dirceu de Oliveira e Silva que, mesmo tendo sido entrevistado, não autorizou a publicação.

Esperamos que nos próximos volumes estas e outras lacunas venham a ser preenchidas.

Ricardo de Azevedo
Presidente da Fundação Perseu Abramo

Dados Técnicos

ISBN:2147483647

Páginas:448

Ano:2008

Edição:1

Idioma:Portuguesa

Peso:1040




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910