você está em:

 


 

Apresentação - Reconstruindo a memória do PT

publicado em 13/02/2010

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em fevereiro de 1980 no contexto das intensas mobilizações sociais que marcaram a história política e social brasileira a partir da segunda metade da década de 1970. Os protagonistas dessas lutas – estudantes, metalúrgicos, petroleiros, bancários, professores, artistas, jornalistas, funcionários públicos, trabalhadores rurais, donas-de-casa, intelectuais, militantes de esquerda, religiosos, além de representantes de outras categorias do movimento sindical – lutavam por melhores condições de vida, salário, trabalho, educação, moradia, transportes, saúde, assim como por bandeiras políticas como a anistia e o retorno ao Estado de Direito. A emergência desses “novos” personagens na cena política brasileira, como definiu Eder Sader, estabeleceria as condições históricas para a criação do PT.

Após 22 anos de muita l01 uta, encontros e desencontros, o Partido dos Trabalhadores conquistou a Presidência da República, colocando-se diante de novos e importantes desafios. É nessa conjuntura que o Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política apresenta a 2a edição em português desta publicação que busca, por meio de textos e imagens, retratar alguns momentos desta trajetória.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda foi inaugurado pela Fundação Perseu Abramo em setembro de 2001 com a missão de custodiar, organizar e produzir referências dos arquivos do Partido dos Trabalhadores, que se encontram disponíveis à pesquisa. Sua implantação vem contribuindo decisivamente para a concretização do Projeto Memória & História, que desde 1997 trabalha pela recuperação e preservação da memória do PT e dos movimentos sociais brasileiros.

Esta publicação reflete o momento atual desse projeto, que busca situar a história do PT na grande efervescência social e política da sociedade brasileira dos últimos 30 anos.

Não pretende privilegiar uma “história oficial” de encontros e congressos, mas resgatar, sobretudo, a diversidade petista e os esforços de milhares de militantes anônimos que construíram o partido. Esperamos que as inevitáveis lacunas estimulem a preservação, a organização e a pesquisa de nossos documentos, contribuindo, assim, para a construção de histórias mais abrangentes do PT que dêem de sua riqueza e complexidade.

Tags:  




 

Partido dos Trabalhadores


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5571-0910