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Perfil da juventude brasileira - 2004

publicado em 13/02/2010

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A pesquisa Perfil da Juventude Brasileira é uma iniciativa do Projeto Juventude/Instituto Cidadania, com a parceria do Instituto de Hospitalidade e do Sebrae. Foi realizada sob a responsabilidade técnica da Criterium Assessoria em Pesquisas, retomando e ampliando temas e questões investigados em outubro de 1999 pelo Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo.

Trata-se de uma estudo quantitativo, realizado em áreas urbanas e rurais de todo o território nacional, junto a jovens de 15 a 24 anos, de ambos os sexos e de todos os segmentos sociais. Os dados foram colhidos em novembro e dezembro de 2003.

A perspectiva deste levantamento, parte integrante do Projeto Juventude, é servir como ferramenta nas análises e projetos desenvolvidos por todos os tipos de instituições e agentes que estejam voltados, direta ou indiretamente, para esse público específico.

Com uma combinação de amplitude temática e representatividade inédita em nosso país, esta pesquisa constitui-se num substrato de informações que representa, potencialmente, valioso subsídio para qualquer iniciativa de impacto, no âmbito das políticas públicas e dos projetos voltados ao segmento jovem da população brasileira, a ser concebida e planejada por agentes da iniciativa privada, dos órgãos vinculados aos poderes públicos e, igualmente, do chamado terceiro setor.

O presente relatório apresenta dados sobre os interesses e preocupações dos jovens para, em seguida, sintetizar os resultados colhidos que guardam relação mais estreita com os projetos do Sebrae voltados a esse público específico – Desafio Sebrae, Junior Achievement e Protagonismo Juvenil. Além desses dados, são apresentadas também informações sobre hábitos de mídia que poderão subsidiar o projeto Educação Empreendedora via Rádio.

Em alguns dos gráficos constantes deste relatório é feita uma comparação com dados da pesquisa Juventude: Cultura e Cidadania, realizada em 1999 para a Fundação Perseu Abramo, pela mesma equipe de pesquisadores da Criterium – restrita, aquela, aos jovens das nove regiões metropolitanas do Brasil e do Distrito Federal.

Com isso, torna-se possível, mediante comparação entre os resultados de 1999 e de 2003, aferir a ocorrência de possíveis tendências – dado igualmente importante quando se pretende traçar estratégias ou planos de trabalho voltados a este grupo populacional.

São Paulo, abril de 2004

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